O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) de Araxá combateu vários incêndios inclusive de grandes proporções em áreas pública e privadas não protegidas no início desta semana.
O CBM foi acionado às 11h16 e empenhou a equipe da guarnição de socorro para a Estrada Araxá 1522 na zona rural do município. No local, os bombeiros se depararam com uma linha de incêndio de grandes proporções que consumia o pasto seco e árvores de médio porte. O incêndio progredia em direção às fazendas adjacentes, assim como para o bairro Belvedere.
Todas as informações foram repassadas à Central de imediato, inclusive a necessidade de maquinário para aceiro. O fogo atingiu uma segunda fazenda de propriedade da prefeitura que foi sede da Epamig, tendo em vista o grande volume de vegetação seca e pneus velhos no local. Cerca de 600 litros de água advinda do kit Guarani e 3 mil do caminhão-pipa foram usados no combate às chamas.
Na terça-feira, 16, o CBM foi acionado às 12h31 e empenhou a equipe da guarnição de socorro para a av. Hercy da Silva Lemos na região dos bairros Veredas do Belvedere e Jardim Europa para combater o incêndio em área urbana não protegida. Os bombeiros ao chegarem constataram que se tratava de uma área já atingida na segunda-feira, 15.
Os militares extinguiram as chamas com uso do canhão monitor, mangotinho e abafadores combatendo o fogo de forma mais aproximada porque a área em chamas era de difícil acesso. Houve a necessidade de reabastecimento de água da viatura abts-8957 para os bombeiros conseguirem extinguir o incêndio.
O CBM foi acionado às 17h41 de terça-feira, 16, e empenhou a equipe da guarnição de socorro para combater um incêndio no Parque do Cristo na av. Washington Barcelos, bairro Santa Rita. Os bombeiros ao chegarem constataram ser a mesma área já atingida antes pelo fogo, além de outra que ainda estava em chamas no interior do parque. A equipe realizou o combate utilizando uma linha direta com três mangueiras para lançamento de água, conseguindo extinguir o fogo e eliminar os riscos de propagação.
O CBMMG reforça à população a importância de adotar medidas de prevenção aos incêndios principalmente nesta época do ano, quando a vegetação seca e o clima favorecem a rápida propagação das chamas. As recomendações são não atear fogo em terrenos baldios, pastagens ou lixo doméstico, o que além de ilegal coloca em risco a saúde, o meio ambiente e a segurança das pessoas; não descartar bitucas de cigarro acesas em áreas de vegetação, pois uma pequena faísca pode iniciar um grande incêndio; manter lotes e quintais limpos, evitando o acúmulo de materiais inflamáveis como folhas secas, galhos e lixo; evitar queimadas para limpeza de áreas rurais ou urbanas, utilizando sempre métodos alternativos de manejo do solo.