Araxá

Memomural: ginásios ganham tributo artístico a personalidades de Araxá

default

publicidade

Um trabalho que une arte e história. O projeto cultural Memomural está de volta e já começou a transformar a paisagem urbana de Araxá. A iniciativa tem como objetivo homenagear personagens marcantes da memória afetiva e da cultura local, criando murais que representam essas figuras em espaços públicos da cidade.

Nesta etapa, são pintados 390 metros quadrados no Ginásio Poliesportivo José Geraldo Montovani (165 m²), no bairro Padre Alaor, e no Ginásio Poliesportivo Jacy Teixeira (225 m²), no bairro Santa Luzia. A ideia é que vários outros espaços recebam obras com técnicas de graffiti nas fases seguintes dos projetos.

Entre os homenageados estão figuras como Francisco Ferreira de Aguiar, o “Chico Formiga”, jogador que brilhou no futebol nacional e internacional, e Olegária de Almeida Costa, uma das principais incentivadoras do carnaval em Araxá, pioneira na produção e propagação das escolas de samba da cidade. Também recebem tributo nomes como Elias Porfírio de Azevedo (pai de Padre Alaor), importante educador de música e maestro de destaque em sua época, e Alice Moura Neves, educadora cuja contribuição foi essencial para a formação cultural e social de Araxá e que hoje dá nome a uma das principais escolas da cidade.

Leia Também:  Categorias sub-15 e sub-17 do Dínamo estreiam no Campeonato Mineiro neste sábado

Além de homenagearem esses personagens, os murais são fruto de um rigoroso processo de pesquisa. Artistas locais, coordenados pelo idealizador do projeto, Ton Lima, estão trabalhando para representar com fidelidade não apenas as características físicas, mas também o legado simbólico de cada homenageado.

Os murais ficarão expostos e abertos à visitação gratuita por um período mínimo de dois meses, podendo continuar em exposição até que haja uma nova intervenção nas paredes utilizadas. Ao final da pintura de cada ginásio será realizado um evento de lançamento e abertura de visitação dos memomurais à população, com participação de artistas e grupos culturais de Araxá e região.

Os encontros para abertura das exposições ainda não têm data marcada, mas serão gratuitos e acessíveis a toda a população que também poderá participar de oficinas sobre o graffiti.

Sobre o projeto

O Projeto ‘Memomural’ foi concebido com base na produção de grandes murais que ocupam de forma artística inúmeras cidades brasileiras, como Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. Estes espaços proporcionam abordagens que vão das mais arrojadas e contemporâneas expressões estéticas e poéticas até murais com temáticas de perspectiva histórica e social.

Leia Também:  CBMM contrata Engenheiro e Fiscal de Montagem Mecânica

Por meio dessa ação, abre-se a oportunidade de se contar histórias e valorizar pessoas de grande relevância através de murais distribuídos pela cidade. Desta forma, cria-se uma narrativa visual artística e pedagógica para os moradores, permitindo o reconhecimento e valorização da memória social, cultural e artística da cidade de Araxá.

A iniciativa é realizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura com o patrocínio master da CBMM e apoio da Prefeitura de Araxá, por meio da Secretaria de Esportes. Tem como idealizador e diretor o artista Ton Lima; pesquisas de Glaura Teixeira, coordenação cultural de Marcelo Mamede (Moinho Cultural), produção executiva de Ari Marques, mentoria em produção e comunicação de Daniel Nacati e gestão financeira de Ady Torres.

 

>> CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO CANAL DO CLARIM NO WHATSAPP

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade