Minas Gerais

Minas Gerais registra mais de 10 mil casos prováveis de dengue em 2026; um óbito foi confirmado

Foto: Mohamed Nuzrath por Pixabay

publicidade

O mais recente Boletim Epidemiológico de monitoramento das arboviroses, divulgado nesta segunda-feira (09/02) e atualizado para o cenário de 10 de fevereiro, aponta que Minas Gerais já soma 10.085 casos prováveis de dengue no início de 2026. Do total de notificações, 2.717 diagnósticos foram confirmados laboratorialmente.

A Secretaria de Saúde monitora de perto a letalidade da doença: até o momento, um óbito por dengue foi confirmado no estado, enquanto outros 11 seguem em investigação pelas autoridades sanitárias.

Cenário de Chikungunya e Zika no Estado

Além da dengue, o monitoramento detalha a circulação de outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti:

  • Chikungunya: O estado contabiliza 1.032 casos prováveis, com 714 confirmações. Não há registro de óbitos (confirmados ou em análise) para esta patologia.
  • Zika: A incidência permanece baixa, com 12 casos prováveis e apenas um caso confirmado em território mineiro. Não há óbitos sob investigação.

Monitoramento viral e sorotipos

Os dados técnicos revelam que o sorotipo DENV2 é o predominante em Minas Gerais, com a maior concentração de casos em regiões como Belo Horizonte, Montes Claros e Teófilo Otoni. A positividade nos exames laboratoriais para dengue encontra-se em 6,0%.

CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO CANAL DO CLARIM NO WHATSAPP

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade