A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), em uma operação conjunta com a Receita Estadual, desmantelou um esquema de falsificação de sabão em pó na última quinta-feira (4/9). A ação, realizada em São Gonçalo do Pará, na região Centro-Oeste do estado, resultou na descoberta de um galpão com cerca de 20 trabalhadores em condições insalubres, incluindo três adolescentes.
No local, as autoridades encontraram um vasto material para a produção ilegal, como um caminhão carregado com sacos de “bag”, outros recipientes com o produto em pó, embalagens vazias e caixas prontas para venda. Equipamentos industriais como esteira, empilhadeira, balanças e paletes também foram apreendidos.
A estimativa da polícia é que o galpão abrigava cerca de 56 toneladas de sabão em pó, prontas para serem distribuídas no mercado. Fiscais do Ministério do Trabalho também participaram da operação para investigar as precárias condições de trabalho.
Inicialmente, 20 pessoas foram levadas à delegacia para prestar depoimento. Elas podem responder por crimes como falsificação de produtos, violação de marca registrada e crimes contra as relações de consumo. A investigação segue em andamento para apurar todos os detalhes do esquema.
Ascom PCMG