Opinião

Robson cobra Zema | Atitudes | Abono natalino | Cultura e turismo

publicidade

Cobrança I

O prefeito Robson Magela cobrou apoio do Estado na construção do hospital municipal de Araxá durante a primeira reunião do governador Romeu Zema com a nova diretoria da Associação Mineira de Municípios (AMM) na terça-feira, 23, em Belo Horizonte. Ele disse que o município já viabilizou a compra do terreno, mas não tem recursos para iniciar a obra. Robson destacou que como polo Araxá não consegue mais atender toda a demanda microrregional sem a devida contrapartida do Estado. O município também busca outros recursos para a saúde, recentemente o secretário Rubens Herbet disse que após levantamento aguarda o desbloqueio de R$ 30 milhões pelo governo federal retidos em diversas contas do município de 2017 a 2023.

Cobrança II

Na reunião com o governador Romeu Zema no último dia 23, o prefeito Robson Magela também cobrou diretamente a urgente melhoria no fornecimento de energia elétrica pela Cemig. Ele disse que os constantes picos trazem sérios transtornos para os araxaenses. “Como prefeito estou na ponta, ouvindo diariamente essas reclamações. Por isso, governador, peço que o Estado olhe com atenção para essa situação. A Cemig não pode continuar agindo de forma irresponsável, prejudicando não apenas Araxá, mas toda a região”, disse Robson. Pelo menos, já valeu o desabafo.

Atitudes

As fortes chuvas evidenciam o importante trabalho preventivo de limpeza dos bueiros e vias públicas para evitar alagamentos. A secretária de Serviços Urbanos, Anna Tereza Ávila, também está empenhada em implementar a cadeia de gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos, pois desde o fechamento do aterro sanitário custa muito para a prefeitura transportar todo o lixo para Uberaba, enquanto poderia gerar emprego e renda na cidade. É preciso estabelecer a coleta seletiva de forma crescente e irreversível a partir da reeducação da população. Ela e o presidente da Câmara Municipal, Raphael Rios, foram à Uberlândia ver como o lixo é tratado por lá. Mais do que a questão econômica, pesa a necessidade de promover o desenvolvimento sustentável do município.

Abono natalino

O presidente do Sinplalto, Hely Aires, está confiante quanto a uma decisão judicial favorável à continuidade do pagamento do 14º salário (abono natalino) aos servidores municipais após audiência formal com a equipe do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) em Belo Horizonte no último dia 12. A ação foi instaurada pelo MP a pedido do Tribunal de Contas que questiona a legalidade desse pagamento. Apesar do sindicato e federação dos servidores públicos, prefeitura e Câmara Municipal defenderem o abono na ação, o prudente mesmo é ainda considerar esse dinheiro como extra.

Cultura e turismo

A nova secretária de Estado de Cultura e Turismo (Secult), Bárbara Botega, assumiu o cargo no último dia 15. Ela era secretária-adjunta de Comunicação Social (Secom) e antes atuou como superintendente na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) promovendo o Estado. Ela também cuidou da assessoria estratégica para atração de investimento em turismo quando foram captados mais de R$ 2 bilhões, mantendo ainda a boa relação com o trade. Bárbara diz que dará continuidade “a um trabalho que já transformou profundamente a forma como a cultura e o turismo são compreendidos e valorizados em nosso Estado”. Essa visão e experiência numa pasta que corretamente associa cultura e turismo cria uma expectativa positiva em relação ao trabalho dela apesar do pouco tempo que este tem governo pela frente.

 

>> CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO CANAL DO CLARIM NO WHATSAPP
COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade