TCE recebe população em Ouvidorias Itinerantes

publicidade

Um dos pontos mais movimentados e icônicos da capital mineira recebeu no último dia 18 de junho o Programa Ouvidorias Itinerantes. A Praça Sete, no coração de Belo Horizonte, foi o cenário para a edição deste ano do projeto criado em 2011 pela Prefeitura de Belo Horizonte com o objetivo de aproximar a população das instituições públicas. A ação acontece em parceria com a Rede Mineira de Ouvidorias, a Rede Ouvir, e abre espaço para receber opiniões, reclamações, denúncias e esclarecer questionamentos.

Entre outras 19 Ouvidorias de órgãos públicos, o Tribunal de Contas de Minas Gerais estava lá, recebendo as pessoas que passavam pela rua com olhares atentos e curiosos.

O analista administrativo Walkson Carvalho, lotado na Ouvidoria do Tribunal de Contas mineiro, explicou que o intuito principal da Ouvidoria Itinerante é aproximar os órgãos da Administração público do Estado de Minas Gerais dos clientes maiores, que são os cidadãos. Fortalecendo a comunicação, o Controle social e aproximando órgãos, como o Tribunal, que tem uma função constitucional importantíssima, da sociedade

Orientar o cidadão em relação ao encaminhamento das manifestações; divulgar os serviços prestados pela instituição; promover ações para aprimorar o exercício do controle social; estão entre as atribuições das Ouvidorias.

Além de divulgar a instituição e o trabalho das ouvidorias, a analista de Controle Externo do Ministério Público de Contas, Giovanna Bonfante, destacou que “esse contato com as pessoas é muito importante, porque incentiva a fiscalização por parte do cidadão, essa participação do cidadão na fiscalização da coisa pública”.

Assista abaixo a matéria sobre a Ouvidoria Itinerante, na TV TCE:


Fred La Rocca/ Coordenadoria de Jornalismo e Redação

Fonte: Tribunal de Contas de MG

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade