O Sicoob Aracoop inaugurou a Usina Fotovoltaica Aracoop Energia em solenidade realizada no último dia 4, em Araguari. A usina que é um marco para o cooperativismo em geração de energia limpa e sustentável em Minas Gerais também beneficia a Santa Casa de Araxá dentre outras entidades.
O evento reuniu autoridades, lideranças cooperativistas, parceiros institucionais e a comunidade consolidando mais um passo da cooperativa em direção ao futuro. A solenidade iniciada às 9h com a bênção do padre Wladimir seguiu com as falas sobre a relevância do empreendimento para a sustentabilidade, a economia local e para o cooperativismo nacional.
O vice-prefeito de Araguari, Wesley Lucas, elogiou a importante atuação do presidente do Conselho de Administração do Sicoob Aracoop, Ramiro Rodrigues de Ávila, em relação aos projetos voltados para a comunidade mesmo antes da fundação da cooperativa em 1999. “Essa trajetória evidencia seu compromisso genuíno não apenas com o Sicoob Aracoop, mas também com a cidade de Araguari levando o nome do município para todo o Brasil”, diz.
A superintendente de Melhoria de Negócios do Governo de Minas Gerais, Juliana Rios, parabenizou a iniciativa destacando que o projeto reforça o desenvolvimento econômico e social da região – “além de estar totalmente alinhado às estratégias do governo do Estado que também é um grande parceiro da Ocemg”.
O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, esteve presente e emocionou os participantes com uma fala descontraída e cheia de significado. Ele destaca a força do cooperativismo e a importância de valorizar as pessoas acima dos números. Em seu discurso, Scucato evidenciou que o Sistema Ocemg foi a primeira organização cooperativista do Brasil a assinar o Pacto Global da ONU em 2018 – “que incentiva as empresas a se engajarem em diversos temas incluindo o meio ambiente alinhando suas práticas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Na ocasião, Scucato foi homenageado com uma placa em reconhecimento a sua liderança e trajetória no movimento cooperativista. Em contrapartida, ele presenteou o presidente Ramiro com uma camiseta do projeto MinasCoop Energia, reforçando a parceria entre o Sistema Ocemg e Sicoob Aracoop.
Benefícios
A Usina Aracoop Energia destinará parte da sua produção de energia para entidades filantrópicas da região como as Santas Casas de Araguari, de Araxá, de Coromandel, o Abrigo Cristo Rei de Araguari e o Abrigo União Allan Kardec em Monte Carmelo.
A Usina Aracoop Energia contempla uma área de 1 alqueire com 2.346 placas e 9 inversores, gerando 1 mega por mês. Na prática, isso representa energia suficiente para abastecer diariamente mais de 120 residências, carregar até 14 carros elétricos, realizar mais de mil lavagens de roupas ou até assar 25 mil pães franceses. Assim para ir além, o Sicoob Aracoop decidiu também cooperar com a sociedade através da geração dessa energia que pode suprir toda a demanda energética dos seus pontos de atendimento e unidade administrativa.
“Além disso, irá beneficiar diretamente importantes entidades sociais com valor mensal estimado em R$ 30 mil. É a força do sol transformada em progresso sustentável, cuidando do presente e protegendo o futuro.”
































