Agronegócio

BDMG lança linha de crédito para impulsionar o agronegócio sustentável em Minas Gerais

O sócio-diretor Antônio Castro conta que, com apoio do BDMG, o Grupo Gran Milho protegeu nascentes que aumentaram o volume de água e expandiram a produtividade. Foto: BDMG/Divulgação

publicidade

Produtores rurais de Minas Gerais terão acesso a uma nova linha de crédito do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), a BDMG Verde Agro, focada em investimentos sustentáveis e na abertura de novos mercados. A iniciativa visa atender à demanda do agronegócio por modernização e conformidade com práticas ambientais.

A nova linha de financiamento, que integra os debates sobre agenda climática e a preparação para a COP30, apoiará a implantação de diversas práticas sustentáveis. Entre os usos previstos estão a recuperação de pastagens, a adoção de agricultura 4.0, a aquisição de equipamentos e projetos que garantam certificações ao produtor.

Um grande diferencial do BDMG Verde Agro é a sua competitividade: oferece prazo de pagamento de até 12 anos, com até 2 anos de carência, o mais longo do mercado, e taxas a partir de 1,4% ao ano + Selic.

O financiamento abrange um amplo leque de projetos, como tecnologias de monitoramento climático, controle de pragas, redução de desperdícios, manejo regenerativo do solo, implantação de biofábricas e projetos de agricultura de baixo carbono, incluindo a integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), além de sistemas de energia limpa (como biomassa) para consumo próprio.

Investimento estratégico

Gabriel Viégas Neto, presidente do BDMG, ressaltou a importância da iniciativa: “A transição para a agricultura sustentável e resiliente é um investimento crucial para quem projeta crescer no mercado nacional e internacional. Com tecnologia e práticas sustentáveis é possível avançar em produtividade e se posicionar de forma estratégica diante das mudanças climáticas.”

Frederico Amaral, secretário de Estado Adjunto de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), classificou a linha como um “marco na transformação do agronegócio mineiro“.

Casos de sucesso no agro

O Grupo Gran Milho, sediado em Ibiá e Araxá, é um dos clientes que já colhe os frutos do apoio do BDMG. O sócio-diretor Antônio Castro explica que o investimento em recuperação de pastagens e proteção de nascentes resultou em maior volume de água e produto com maior valor agregado para a comercialização de soja, milho, sorgo, laranja, batata, feijão e trigo com grandes exportadores.

“A nossa visão é de produzir com sustentabilidade e inovação. Dessa forma, aumentamos a produção e conseguimos certificações que nos credenciam para atender as grandes trends do agro”, afirmou Castro, que também destaca o acesso a crédito com taxas reduzidas devido à agricultura regenerativa.

Na Agropecuária Canabarro, em Frutal, Uberaba, Monte Alegre de Minas e Comendador Gomes, a adoção de defensivos biológicos e a proteção de reservas legais resultaram em um crescimento de 10% na produção de soja, milho e cana-de-açúcar. O sócio Mauri Alves planeja crescer via ganho de produtividade, e não pelo aumento da área plantada. A empresa ainda possui uma On Farm para fabricação de bioinsumos.

 

>> CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO CANAL DO CLARIM NO WHATSAPP

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade