Geral

Anvisa proíbe venda de gel intravaginal falsificado, cosméticos irregulares e saneantes

publicidade

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta sexta-feira (2) uma série de medidas no Diário Oficial da União (DOU) determinando o recolhimento de um lote falsificado e a proibição da fabricação, comercialização e uso de diversos cosméticos, produtos capilares e saneantes que não possuem regularização sanitária.

Gel intravaginal falsificado

A principal determinação envolve o Lote 2 2511006 do Hidrafemme Gel Hidratante Intravaginal, que precisa ser retirado imediatamente do mercado. O produto teve sua distribuição, importação, divulgação e uso proibidos após a detentora do registro, Helianto Farmacêutica Ltda., identificar unidades comercializadas em e-commerce com embalagens e características adulteradas.

Cosméticos e produtos capilares irregulares

A Anvisa também determinou a apreensão dos lotes 614323 e 614326 do Perspirex Strong Antitranspirante Axilar. A Megalabs Farmacêutica S.A., dona do registro original, informou que desconhece a fabricação desses itens, que utilizavam dados cadastrais da empresa indevidamente.

Foram proibidos ainda:

  • MAV C-22 Solvente Removedor de Cola Mega Hair e GhostBond XL With Extra Moisture Control Cola para Próteses Capilares, ambos fabricados por empresas desconhecidas e sem autorização de comercialização.

Saneantes e produtos de limpeza proibidos

No setor de produtos de limpeza, a autoria e comercialização dos seguintes itens foram vetadas:

  • O Desincrustante Ácido DX 1:40 Mult-Cap Mult Jet e a Água Sanitária Mult Jet, fabricados pela Ramos Indústria e Comércio de Materiais de Limpeza Ltda., por estarem em desacordo com as normas sanitárias.
  • A linha Bio Lavanda Limpador de Uso Geral Biojet e a Bio Água Sanitária Biojet, da Biojet Indústria de Produtos Químicos.
  • Todos os saneantes fabricados pela BR Mega Limp Ltda., devido à ausência de registro oficial na agência.

Fábrica suspensa e recolhimentos

A Anvisa suspendeu integralmente a fabricação, venda e distribuição de todos os saneantes da LGR Indústria e Comércio de Produtos de Limpeza Ltda. A sanção ocorreu após uma fiscalização entre 14 e 18 de setembro constatar graves infrações às Boas Práticas de Fabricação (RDC nº 47/2013).

Por fim, a agência ordenou o recolhimento imediato dos produtos Medicpro Zime, Medicpro Zime Ultra e Lapzyme, fabricados pela mesma empresa, por operarem sem a devida regularização sanitária.

 

Fonte: Agência Brasil

 

✅ CONFIRA NOSSO PAINEL DE EMPREGOS

 

✅ CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO CANAL DO CLARIM NO WHATSAPP

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade