Araxá (MG) – Diante de uma cobertura vacinal contra a gripe inferior a 30% e um cenário preocupante em Minas Gerais, que registra uma média de sete mortes diárias por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), a Prefeitura de Araxá intensificou o chamado para que toda a população a partir dos seis meses de idade se imunize contra o vírus Influenza. A medida visa conter o avanço da doença, que tem exercido forte pressão sobre o sistema de saúde em todo o estado.
A chegada precoce do frio em Minas Gerais, ainda no final de abril, soou o alarme entre as autoridades sanitárias. Dados da Secretaria de Estado de Saúde indicam que, até o dia 7 de maio, foram contabilizadas 29.723 internações por diversas doenças respiratórias, incluindo pneumonia, sinusite, Covid-19 e a própria gripe. A gravidade da situação levou o governador Romeu Zema a decretar estado de emergência em saúde pública por 180 dias, uma decisão que já foi seguida por diversos municípios mineiros.
Em resposta ao quadro crítico, a Prefeitura de Araxá, por meio da Secretaria de Saúde, está expandindo suas estratégias de vacinação para alcançar um maior número de moradores e proteger os grupos mais vulneráveis. A campanha “A Gripe Não Espera. Araxá Vacina Agora!” ganha força com a oferta de atendimento em horário estendido e ações de conscientização nas redes sociais. Uma das principais iniciativas é a vacinação noturna no Unicentro, que funcionará das 17h30 às 21h30 durante duas semanas consecutivas: de 19 a 23 de maio e de 26 a 30 de maio.
O cenário epidemiológico da gripe em Minas Gerais é alarmante, com um aumento de 375% nas mortes em 2024 em comparação com o ano anterior. Apenas nos primeiros meses de 2025, já foram registrados 494 óbitos no estado. A Prefeitura de Araxá reforça que todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município estão abastecidas com doses da vacina contra a Influenza, disponíveis gratuitamente para toda a população a partir dos seis meses de idade. A administração municipal enfatiza que a vacina é segura, eficaz e fundamental para reduzir o número de internações e, principalmente, para salvar vidas, especialmente entre idosos, crianças, gestantes e pessoas com comorbidades.
Mobilização Vacinação Noturna
- Local: Unicentro (Av. Dâmaso Drumond, 275 – Guimarães)
- Horário: 17h30 às 21h30
- Data: 19 a 23 e de 26 a 30 de maio
Demais Unidades e Horários
- Unicentro: Segunda a quinta-feira, das 7h30 às 16h e sexta-feira, das 7h30 às 15h (para a vacina de influenza, somente crianças até 12 anos);
- Unileste: Segunda a quinta-feira, das 11h às 16h; sexta-feira, das 11h às 15h;
- Uninorte e Unioeste: Segunda a quinta-feira, das 7h30 às 16h; sexta-feira, das 7h30 às 12h;
- Unisul, Unisa, ESF Max Neumann e ESF Pão de Açúcar: Segunda a quinta-feira, das 7h30 às 12h30; sexta-feira, das 7h30 às 12h.

































