Araxá (MG) – O jovem enxadrista Edgard Nascimento de Souza Suzuki, de apenas 15 anos, escreveu seu nome na história do xadrez araxaense ao classificar-se para a final do Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez 2025. O feito inédito foi conquistado durante o Torneio de Inverno Casa do Xadrez 2025 – Etapa do Aberto do Brasil Caxambu/MG 2025, realizado entre os dias 25 e 27 de julho, no Hotel Glória, em Caxambu (MG).
A competição, disputada em seis rodadas com tempo de reflexão de 60 minutos para cada jogador e acréscimo de 30 segundos por lance, valeu pontos para o ranking da FIDE (Federação Internacional de Xadrez). O torneio contou com a participação de atletas ranqueados de Brasil, Inglaterra e Venezuela, incluindo 17 enxadristas de Minas Gerais.
Representando a Academia Araxaense de Xadrez, Edgard garantiu a sexta colocação geral, somando 4,0 pontos dos 6,0 disputados. Além de ser o melhor mineiro na etapa, ele se tornou o primeiro jogador de Araxá a conquistar uma vaga para a final do Campeonato Brasileiro Absoluto.
Com menos de três anos dedicados ao xadrez, Edgard tem surpreendido a cada torneio, acumulando não apenas bons resultados, mas também feitos históricos em sua promissora carreira.
O próximo desafio do jovem talento será em Pará de Minas, onde disputará a Etapa Estadual do JEMG (Jogos Escolares de Minas Gerais) no módulo 2 Masculino, entre os dias 6 e 9 de agosto.
Fonte: Academia Araxaense de Xadrez

































