Araxá (MG) – Prepare-se para dias de arte e cultura nas ruas de Araxá! A Cia Deu Na Telha vai ocupar três praças públicas da cidade em junho com o espetáculo “Retalhos de História”, levando o teatro bem perto da comunidade. As apresentações, gratuitas e com acessibilidade, acontecem nos dias 13, 14 e 15 de junho.
A peça, que faz parte do repertório da companhia, promete resgatar e celebrar as lendas populares brasileiras com uma boa dose de humor. “Esse espetáculo foi criado em 2021 e já percorreu diversos locais em Araxá e na região. Agora, trazemos uma nova montagem, com lendas populares inéditas, mas mantendo a essência da peça: o humor e o resgate de histórias do imaginário do nosso povo”, explica Caio Ranieri, idealizador do projeto e diretor do grupo.
Datas e locais das apresentações
- 13 de junho, às 16h30: Quadra de Esportes em frente ao Cemei Querobina Borges, no bairro Pão de Açúcar IV.
- 14 de junho, às 10h: Avenida Antônio Carlos, no Centro.
- 15 de junho, às 10h: Parque do Cristo, no bairro Santa Rita.
No palco, um elenco de artistas locais dará vida a causos como “Luz do Chapadão”, “O Galo Mágico de Pedro Malazartes”, “O Surgimento do Saci” e “A Noiva do Hotel Rádio”. “São histórias que a gente ouve dos mais velhos e que, se não as mantivermos vivas, podem se perder. São causos que dialogam com a mineiridade e a tradição popular da nossa cidade e região, e não podemos deixar que desapareçam”, ressalta Carlos Vinícius, ator e coautor do texto.
Todas as apresentações terão tradução simultânea em Libras e acompanhamento de um audiodescritor, garantindo que pessoas cegas ou com baixa visão também possam desfrutar da experiência. A classificação é livre.
Oficinão de teatro gratuito: uma oportunidade para mergulhar na arte
Como parte da contrapartida social do projeto, a Cia Deu Na Telha também promoverá um Oficinão de Teatro aberto a todos os interessados. O evento será no dia 8 de junho, às 15h, na Praça da Família (atrás do Terminal Rodoviário).
“O teatro tem o poder de transformar e pode ser uma ferramenta de apoio para muitas pessoas, não só para quem quer subir no palco. Por isso, essa oficina é livre para quem quiser conhecer o teatro. É só chegar e curtir, sem limite de idade para se entregar a tudo que o teatro pode proporcionar”, convida Caio Ranieri.
O projeto “Retalhos de História” e o Oficinão de Teatro são uma promoção da Cia Deu Na Telha, aprovada pela Lei Paulo Gustavo, com o apoio da Fundação Cultural Calmon Barreto e da Prefeitura de Araxá, e realização do Ministério da Cultura e Governo Federal.
“Retalhos de História”
- Elenco: Caio Ranieri, Carlos Vinícius, Isaac Cardoso, Letícia Boaventura, Miriam Fegamê e Priscila Karla
- Banda: Gustavo Luan, Lucas Rocha, Patrick German
- Dramaturgia: Caio Ranieri, Carlos Vinícius e Cristiane Santos
- Figurino e adereços: Miriam Fegamê e Letícia Boaventura
- Fotos, vídeos e redes sociais: Carlos Vinícius e Isaac Cardoso
- Preparação vocal: Priscila Karla
- Artes e coordenação de produção: Marcelo Adriano
- Comunicação: Caio Ranieri
- Produção geral: Cia Deu Na Telha
- Direção: Caio Ranieri
- Sinopse: “Retalhos de História”
O imaginário popular é a fonte de muitos causos e lendas que ouvimos desde a infância. Histórias que marcam momentos e situações e que, se não forem registradas, podem se perder no tempo. A peça “Retalhos de História” resgata causos típicos da nossa tradição oral. Com raízes no Teatro Popular, contadores de histórias costuram os causos, que são encenados em formato de arena, aproximando o público de tudo que acontece no picadeiro.

































