Saúde

Férias escolares: cuidados com crianças em casa e nas viagens

publicidade

As férias de início de ano são os momentos ideais para se divertir e relaxar em família. Quem tem criança em casa sabe que os pequenos querem sempre aproveitar ao máximo esse período.

De acordo com a médica pediatra intensivista da Unimed Araxá, Dra. Camila de Souza, é nessa hora que os adultos precisam redobrar a atenção nos cuidados para que tudo aconteça da melhor maneira possível. “Cuidados com o carro, o ambiente, a alimentação e hidratação, a proteção individual são fundamentais”, comenta.

A especialista elaborou um checklist para ajudar a tornar as férias mais seguras. Confira:

No carro

Para viajar ou passear de carro, use sempre a cadeirinha. Não importa se a viagem ou o passeio é longo ou curto, os dispositivos de retenção veicular infantil (bebê conforto, cadeirinha e assento de elevação) são itens indispensáveis para a segurança das crianças no carro.

Em casa, no hotel ou na casa de férias:

Verifique se o ambiente é seguro, se as janelas e varandas têm grades ou redes de proteção e se não há produtos químicos, de limpeza ou medicamentos ao alcance dos pequenos.

Leia Também:  Semana Nacional de Trânsito em Araxá envolve mais de 2,3 mil pessoas

Separe um tempo para olhar todos os brinquedos das crianças a procura de danos que podem causar algum tipo de machucado ou acidente enquanto a criança brinca. Observe se alguma parte pequena está prestes a se soltar, se existem partes quebradas com pontas afiadas. Caso encontre algum problema, conserte o brinquedo imediatamente ou mantenha-o fora do alcance da criança até que ele esteja seguro para ser utilizado.

Na água

Piscinas, praias e quaisquer brincadeiras que envolvam mergulho e água exigem cuidado redobrado dos pais. As crianças nunca devem ser deixadas sozinhas ou sem supervisão, pois o risco de acidentes está sempre presente. Prender os cabelos é uma dica valiosa, para não correr riscos ao se mergulhar perto de filtros nas piscinas.

Na praia ou no campo

É importante limitar a exposição da criança ao sol em períodos onde a radiação solar é mais intensa (entre 10h e 16h) e mesmo em horários mais brandos. O ideal é utilizar um filtro solar adequado aplicado 30 minutos antes nas áreas expostas, e reaplicado a cada 2 ou 4 horas.

Leia Também:  Vagas de emprego na Unimed Araxá

Lembrar sempre do repelente que deve ser aplicado com a frequência adequada e com maior cuidado no rosto e nas mãos dos pequenos.

Com a alimentação

Outro cuidado importante é relacionado à desidratação. Os pais precisam se lembrar da água. Importante levar uma garrafinha. A ingestão de líquido deve ser preferencialmente água, e não suco ou bebidas industrializadas. Há recomendações para água de coco e sucos naturais também (para crianças acima de 1 ano). Ingerir muitas frutas e alimentos leves e sempre limitar a ingestão de ultraprocessados e produtos com açúcar adicionado.

A higiene na preparação, armazenamento e manipulação de alimentos minimiza o risco de contaminação e de infecções que podem levar à diarreia e vômitos, comuns nessa época. Não consumir alimentos de que não se saiba a procedência também é uma dica importante.

A melhor maneira de garantir a diversão é por meio da prevenção!

Fontes: Sociedade Brasileira de Pediatria – Departamento Científico de Pediatria Ambulatorial; Ministério da Saúde.

 

>> CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO CANAL DO CLARIM NO WHATSAPP

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade