O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), publicou nesta sexta-feira (3/10) o edital para a seleção de 1.178 novos Policiais Penais. O objetivo é reforçar o efetivo do sistema prisional mineiro.
As inscrições para o concurso estarão abertas de 2 a 22 de dezembro e as provas estão agendadas para 25 de janeiro de 2026. O salário inicial da categoria é de R$ 5.332,64, acrescido de ajuda de custo para alimentação por dia de trabalho. [Clique aqui para acessar o edital]
Este é o segundo edital na atual gestão, que já resultou na contratação de quase 5 mil policiais penais, sublinhando o compromisso do governo com o fortalecimento da segurança pública e a valorização da carreira.
“Foi com muito esforço e dedicação que conseguimos atender nossos policiais penais. Segurança no sistema prisional é prioridade, e hoje damos mais um passo nessa direção”, destacou o vice-governador Mateus Simões em suas redes sociais.
O secretário da Sejusp, Rogério Greco, ressaltou a importância da iniciativa para a instituição. “Lançar mais um concurso para policiais penais em Minas Gerais é um passo fundamental para fortalecer nossa instituição. Com uma tropa de cerca de 17 mil profissionais, precisamos ampliar essa equipe com qualidade, para que a Polícia Penal mineira seja reconhecida como a melhor do país”, afirmou Greco.
Eficiência administrativa e teto máximo
O diretor-geral da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), Marco Matos, frisou que este novo certame demonstra a eficiência administrativa e reforça o compromisso do Governo de Minas.
“Com as novas vagas, atingiremos o teto máximo de policiais penais autorizado por lei, um feito raro entre as forças policiais do Brasil, consolidando a robustez da nossa instituição. Isso proporcionará maior segurança às unidades prisionais em todo o estado, além de aumentar a eficiência e a qualidade dos serviços prestados pela Polícia Penal”, pontuou Matos.
Para Leonardo Mattos Alves Badaró, diretor-geral do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), o concurso é crucial para consolidar a evolução da Polícia Penal, uma carreira ainda jovem. “Precisamos de novos talentos para reforçar os padrões de trabalho e difundir valores que elevem o respeito e o reconhecimento da instituição”, concluiu.
Polícia Penal em Minas
Atualmente, o sistema prisional mineiro emprega cerca de 17 mil policiais penais e servidores técnico-administrativos, responsáveis por 166 unidades. Além do grupamento convencional, a corporação conta com grupos especializados como o Grupo de Intervenção Rápida (GIR), o Grupamento de Patrulha Aérea (GPAER) e o Comando de Operações Especiais (Cope), que atuam com foco no uso racional da força e no respeito aos direitos humanos.