Uberaba (MG) – O Procon-MPMG e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) interditaram uma fábrica clandestina de queijos em Uberaba, no Triângulo Mineiro. A operação, realizada na última sexta-feira (29 de agosto), apreendeu mais de 250 quilos de produtos impróprios para consumo.
O local não possuía licença de funcionamento ou o selo de inspeção obrigatório e operava em condições precárias de higiene. Durante a vistoria, os fiscais encontraram queijos sem rótulo e embalagens com informações ilegíveis, além de insumos sem prazo de validade. A fábrica também não tinha um responsável técnico habilitado, como exige a lei.
A fiscalização foi motivada por uma denúncia recebida pelo IMA. Todo o material apreendido foi encaminhado para descarte em um aterro sanitário. O estabelecimento foi autuado e terá de responder a processos administrativos junto ao Procon-MPMG e ao IMA.
“A ação foi necessária para proteger a saúde da população. O MPMG reafirma seu compromisso em coibir práticas que coloquem em risco a segurança alimentar e em assegurar que apenas produtos regulares e fiscalizados cheguem ao consumidor”, afirmou o promotor de Justiça de Defesa do Consumidor de Uberaba, Renato Teixeira.
Ministério Público de Minas Gerais
Assessoria de Comunicação Integrada