Araxá

Uniformes usados ganham nova vida e aquecem moradores de rua em Araxá

publicidade

Araxá (MG)  – O que antes seria descartado, agora se converte em calor humano e esperança. Em Araxá, o projeto “Teia Sustentável – Transformando Uniformes Usados em Ações Solidárias” está promovendo uma reviravolta criativa e solidária ao reaproveitar uniformes usados.

A iniciativa da Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB) entregou, na última sexta-feira (16), cobertores artesanais confeccionados com o material doado pela empresa McCain. Os itens foram destinados a pessoas em situação de rua atendidas pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), em uma ação coordenada pela Secretaria Municipal de Ação Social.

Desenvolvido no Ateliê de Tecelagem Hermantina Drummond, o projeto “Teia Sustentável” recebeu cerca de 500 uniformes usados da McCain. Com um olhar que alia sustentabilidade e impacto social, calças, camisetas e moletons são transformados pelas mãos habilidosas das artesãs do ateliê em diversos produtos, como tapetes, bolsas, bijuterias, jogos americanos e, agora, os cobertores que levam conforto a quem mais precisa.

A produção das peças é totalmente manual, utilizando técnicas artesanais como tecelagem, crochê, macramê e costura. A iniciativa não apenas evita o descarte inadequado de resíduos têxteis, mas também valoriza o trabalho manual e fomenta a solidariedade na comunidade.

“O Teia Sustentável é um projeto que abraça o cuidado com o meio ambiente, o respeito pelas pessoas e a riqueza do fazer artesanal. Transformamos o que seria descartado em acolhimento, em peças que carregam história, afeto e, principalmente, utilidade”, expressa Patrícia Padovani, coordenadora do ateliê.

Além da produção dos cobertores que já estão aquecendo o inverno de quem vive nas ruas, o projeto Teia Sustentável planeja expandir seu alcance. Em parceria com os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), serão oferecidas oficinas de capacitação em economia criativa, com o objetivo de gerar renda a partir do reaproveitamento têxtil para a população atendida.

Álvaro Rezende, Coordenador de Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Relações Institucionais e Governamentais da McCain, ressalta a importância da iniciativa. “Acreditamos que o desenvolvimento do nosso negócio está intrinsecamente ligado ao bem-estar das comunidades onde atuamos. Ao transformar uniformes que não teriam mais utilidade em peças que beneficiam o próximo, unimos a sustentabilidade ambiental a um impacto social genuinamente positivo. É com grande satisfação que vemos este projeto florescer e criar um ciclo virtuoso de cuidado com o meio ambiente e apoio à população de Araxá”.

 

>> CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO CANAL DO CLARIM NO WHATSAPP
COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade