Incentivo da CBMM
A CBMM anunciou os dez empreendimentos selecionados para a segunda edição do programa Vai que dá Araxá, após bem sucedida primeira edição. Para impulsionar esses pequenos negócios, os selecionados recebem mentoria especializada, capacitação em grupo e aporte financeiro de R$ 50 mil. As empresas selecionadas para a nova edição são das áreas de gastronomia e artesanato e à medida que se aperfeiçoam vão contribuir com a vocação turística local. É muito importante esse exemplo da companhia de incentivo ao desenvolvimento sustentável conciliando atividades econômicas antes consideradas antagônicas, as de mineração, metalurgia e turismo. O pessoal iniciou a fase de mentoria para elaboração dos seus planos estratégicos visando ao crescimento dos seus negócios.
PPP no ensino
A St George Mining Limited e o Cefet-Araxá informam que será assinado um Memorando de Entendimento (MoU) para a criação em parceria de um centro tecnológico focado em processamento de nióbio e terras raras e sustentabilidade. Conforme o acordo, a St George financia a construção e equipamentos para a implantação do centro e o Cefet entra com a área no campus e os projetos de engenharia que incluem laboratórios e instalações em escala piloto. A notícia é alvissareira e busca agregar valor aos nossos minerais e metais, podendo ser implantado em curto prazo. Entretanto, a St George precisa ser mais transparente sobre onde exatamente e de que forma pretende minerar – se de fato é dentro do Complexo do Barreiro e, se sim, qual o impacto ambiental e como será mitigado.
Trânsito Impraticável
É notória a necessidade de fazer uma revisão global no trânsito de Araxá através da execução de um Plano Municipal de Mobilidade Urbana elaborado por renomados especialistas e parar de descobrir um santo para cobrir outro com intervenções isoladas. Em horários de pico não só é muito estressante como perigoso cruzar as várias rotatórias existentes nas avenidas que contornam a cidade enquanto sobram sinaleiros na av. Senador Montandon que nem por isto é segura seja para veículos ou pedestres. Há quantas gestões vêm se acumulando os pontos críticos com uma média preocupante de acidentes, porque não adianta cuidar da sinalização se não for estratégica para melhorar o fluxo do trânsito na cidade. É o suporte que a eficiente e atenciosa secretária Naiara Pacheco precisa para maximizar esse trabalho.
Estacionamento da Matriz
A população foi surpreendida pelo corte das palmeiras e outras espécies do estacionamento da Igreja Matriz de São Domingos sem aviso prévio, embora o imóvel seja patrimônio tombado dada sua importância histórica. Em nota, o IPDSA informa que “todas as autorizações para cortes de árvores no município foram precedidas de avaliações técnicas criteriosas, conduzidas por profissionais habilitados, em conformidade com os parâmetros legais e ambientais” e que serão devidamente compensados. A medida pode ser justificável, mas a desassociação do bem público em relação à população não.
Importantes indicações
O vereador João Paulo da Filomena pede a conclusão da reforma do imóvel público que sediava a unidade de saúde do bairro Pão de Açúcar. Ele destaca que a prefeitura aluga há meses um imóvel particular inadequado. Ele também pede ao IPDSA a elaboração de um Plano Municipal de Arborização Urbana com levantamento do estado atual das árvores existentes, locais prioritários para plantio e espécies adequadas, estratégias de manutenção e conservação dentre outras ações. É imprescindível esse plano para a melhoria do meio ambiente urbano, bem lembrado vereador.































