O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de Minas Gerais deflagrou a Operação Carga Pesada visando desarticular uma complexa organização criminosa especializada em roubos e furtos qualificados de cargas, adulteração de veículos e lavagem de capitais, na manhã desta terça-feira, 24 de junho.
Foram cumpridos 25 mandados de prisão, 22 mandados de busca e apreensão domiciliar, 38 apreensões e sequestros de veículos, além de indisponibilidade de imóveis e bloqueio de valores financeiros.
O grupo, que tinha sua base operacional em Patrocínio, no Alto Paranaíba, dedicava-se à subtração de cargas de alto valor, com foco especial em café. Os crimes eram cometidos com grave ameaça, uso de armas de fogo e fraudes para desvio das cargas, contando com a colaboração de motoristas que integravam a organização. O prejuízo apurado causado pelo esquema ultrapassa a marca de R$ 5 milhões.
Os mandados estão sendo cumpridos em diversas cidades, incluindo Patrocínio, Uberaba, Ibiá e Alfenas, em Minas Gerais, e Caruaru, em Pernambuco. A Operação Carga Pesada é coordenada pelo Gaeco Regional Patos de Minas, em colaboração com a 10ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais e o 10º Departamento da Polícia Civil de Minas Gerais.
Ministério Público de Minas Gerais
Assessoria de Comunicação Integrada




































