Água fria
Araxá receberá apenas a Copa Internacional de Moutain Bike (Cimtb) em 2026, após também sediar três etapas consecutivas da Copa do Mundo, uma em 2024 e duas neste ano. É um balde de água fria nas expectativas diante da projeção internacional da cidade obtida com a transmissão mundial do evento. Tanto que não havia nem AirBnb para hospedagem na cidade antes desses eventos, porém custa muito para a organização fazer no Brasil. E o governo estadual investiu muito mais nesses patrocínios do que na reforma e manutenção do Barreiro.
Hora de repensar
Diz o provérbio que “quanto maior o passo, maior o tombo”, Araxá ainda não conta com adequada infraestrutura para receber grandes eventos internacionais como a Copa do Mundo de Mountain Bike. Porém, tem mais do que o suficiente para incrementar o turismo regional. Para isso, não dá para deixar de fora o Complexo do Barreiro que finalmente está sendo revitalizado pelo governo do Estado com a construção do estacionamento. Mas a demanda é muito maior como a praça de alimentação, reforma da Vila do Artesanato que sequer foi inaugurada e as obras de drenagem e recapeamento. Também falta serviços de conveniência e de informações turísticas, pois o contato digital não substitui o presencial ainda mais na atividade turística.
Próximas eleições
As Eleições Gerais de 2026 já agitam o cenário político do país, embora os pré-candidatos tenham até março do ano que vem para se filiarem no partido em que vão concorrer aos cargos e até maio para registrarem a candidatura. Em Araxá, apesar da coesão política do grupo da situação em torno dos pré-candidatos Bosco (Cidadania) para deputado estadual e Mario Heringer (PDT) federal, hoje ele estão em partidos opostos na política estadual e nacional.
Mobilizadas
As equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social, o Centro de Referência de Atendimento à Mulher, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, a Patrulha de Prevenção da Violência Doméstica da Polícia Militar, a Assessoria Municipal de Comunicação dentre outros envolvidos realizam uma efetiva campanha em razão do Agosto Lilás. O trabalho de conscientização em torno do enfrentamento da violência contra a mulher está sendo feito de forma integrada e estruturada para receber as vítimas e dar suporte necessário para que saiam desta condição. Uma das importantes ações é o contínuo diagnóstico via digital sobre a realidade das mulheres araxaenses independentemente da classe social para pautar as políticas públicas pertinentes.
Retorno
Após o recesso de julho reestabelecido este ano pelos vereadores, a Câmara Municipal voltou a funcionar na segunda-feira, 4. Na pauta, o projeto mais polêmico é o da reforma administrativa do Iprema. O assunto divide as opiniões em relação à criação de cargos de confiança diante do crescimento do número de aposentados e o aumento da taxa de administração, enquanto o consenso é ter dois conselhos, sendo um deliberativo e outro fiscal, ao invés de um só como hoje.
Conquistas
Os mais de 13 mil alunos da rede municipal de ensino encontraram suas unidades melhores após as pequenas reformas realizadas no período através do programa Caixa Escolar que repassa diretamente os recursos para essa manutenção. Outra conquista na área foi a eleição direta para a direção dessas unidades desde o mandato passado. Antes, a indicação para esses cargos pelo prefeito era alvo de negociação política no período eleitoral. Mais um avanço são as salas modulares que permitiram aumentar o número de vagas, principalmente em Cemeis. Assim, Araxá supera os índices de alfabetização estadual e nacional, parabéns.