Opinião

Sem lance | Necessidade | Carência | Antiga demanda | Fim da reeleição? | Revelação

publicidade

Sem lance

O leilão do Hotel Colombo encerrou-se sem lance nesta quarta-feira, 21, então a prefeitura informa que avalia as possibilidades legais de reabertura do certame ou aproveitamento do imóvel. “Todas as decisões serão tomadas com responsabilidade, respeitando os trâmites legais e visando sempre o interesse da população.” Além das deterioradas edificações com a histórica fachada tombada do hotel, o leilão incluiu a área de 7 mil m² no seu entorno por um valor mínimo de R$ 2,7 milhões. Se dividirmos esse valor entre edificações e área, o m² sairia a R$ 192,6 no privilegiado lugar, porém sem infraestrutura básica. Quem sabe uma longa concessão não seria mais interessante.

 

Necessidade

Na recente reforma administrativa além de novas secretárias foram criados cargos de subsecretários em algumas das atuais 20 pastas. Importante medida desde que essas pessoas sejam técnicas da área para ajudar o secretário. Como na Secretaria Municipal de Segurança Pública bem comandada por Naiara Pacheco que tem feito um reconhecido trabalho, porém é preciso executar um plano de mobilidade elaborado por especialistas da área sem ações aleatórias.

 

Carência

A cada ano é mais difícil transitar em Araxá pela conjunção do expressivo número de quase dois veículos por habitante e falta de investimentos na mobilidade urbana. O viaduto no cruzamento da rua Uberaba com a av. João Paulo II construído há quase dez anos atendeu apenas um dos vários pontos críticos do trânsito local inclusive mais graves. De lá para cá, a sinalização da av. Senador Montandon feita desconectada do todo não resolveu ou piorou o engessado e perigoso trânsito na região central. Hoje, se gasta o dobro do tempo para ir de um local a outro devido aos congestionamentos em horário de rush. As ocorrências de atropelamentos e colisões principalmente entre motos e automóveis são frequentes em vias muitas vezes sem ou mal sinalizadas.

 

Antiga demanda

Araxá deve ser a única cidade polo microrregional que não possui um adequado parque de eventos e um ginásio poliesportivo para receber grandes competições de esporte especializado incentivando a prática local e inclusive o turismo. O parque de exposições continua espremido impedindo também o desenvolvimento urbano da região. O ginásio não passa de antigos projetos, assim como o de melhor aproveitamento do Estádio Municipal Fausto Alvim. E tem o Buracanã que cumpriu sua finalidade por muito pouco tempo e depois virou um problema até hoje sem solução.

 

Fim da reeleição?

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou Pec que acaba com a reeleição para presidente, governador e prefeito que passariam a ter mandato de cinco anos como os parlamentares a partir de 2034. Quem for eleito nas Eleições Municipais de 2028 teria 6 anos de mandato para unificação das eleições em todas as esferas de governo e mandato de cinco anos sem reeleição. Se aprovada pelo plenário, a proposta segue para apreciação da Câmara Federal, quem sabe.

 

Revelação

É louvável o prefeito Robson Magela deixar claro desde já quem vai apoiar para deputados estadual e federal, sendo respectivamente Bosco e Mario Heringer. Porém não é tão simples esse fechamento porque os apoiadores de sua reeleição estão submetidos às decisões partidárias. Isso significa que Robson recentemente reeleito não pretende participar diretamente do próximo pleito e não pode concorrer ao mesmo cargo em 2028. O seu destino político depende de como encerrará essa segunda gestão definindo o peso do seu apoio para fazer o sucessor.

 

>> CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO CANAL DO CLARIM NO WHATSAPP
COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade