A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Minas Gerais (Ficco/MG), em parceria com a Polícia Civil de Goiás, deflagrou nesta quinta-feira (16) a Operação Tekel. A ação conjunta visa desarticular uma organização criminosa com forte atuação no tráfico interestadual de drogas e em esquemas de lavagem de capitais.
Ao todo, os agentes mobilizaram-se para cumprir cinco mandados de prisão preventiva, quatro de prisão temporária e diversos mandados de busca e apreensão domiciliar. Além das detenções, a Justiça determinou o bloqueio de ativos financeiros de até R$ 2.444.684,21 por indivíduo investigado, sufocando a estrutura financeira do grupo.
Atuação em Minas Gerais e Goiás
As ordens judiciais estão sendo cumpridas simultaneamente em três municípios do Triângulo Mineiro e do estado vizinho:
- Uberlândia (MG)
- Itumbiara (GO)
- Bom Jesus de Goiás (GO)
Lavagem de dinheiro e ocultação de bens
As investigações que culminaram na operação tiveram início em 2025. Ao longo do monitoramento, a força-tarefa reuniu provas robustas de que o grupo mantinha uma estrutura organizada com divisão de tarefas bem definida para o transporte e distribuição de entorpecentes entre os estados.
Para ocultar os lucros do tráfico, a quadrilha utilizava “laranjas” (interpostas pessoas) e realizava movimentações financeiras incompatíveis com a realidade econômica declarada pelos alvos.
União de forças contra o crime organizado
A Ficco/MG é um modelo de cooperação que integra os esforços de múltiplas forças de segurança pública e defesa social. Fazem parte da estrutura:
- Polícia Federal (PF)
- Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG)
- Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG)
- Polícia Penal de Minas Gerais
- Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen)
✅ CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO CANAL DO CLARIM NO WHATSAPP





























