Araxá

Araxá se destaca na educação e lidera Ideb entre principais cidades da região

publicidade

A cidade de Araxá atingiu a nota 6,7 no Ideb 2025 nos anos iniciais do Ensino Fundamental, consolidando-se na liderança da educação pública entre as maiores cidades das regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. O resultado reflete uma trajetória consistente de evolução na Rede Municipal de Ensino, que saltou de 6,2 em 2021 para 6,6 em 2023, alcançando a marca atual de 6,7 no mais recente levantamento nacional.

Principal parâmetro da qualidade da educação básica no Brasil, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) combina dados de fluxo escolar (aprovação) e desempenho dos estudantes em avaliações de aprendizagem.

Na comparação regional, Araxá superou vizinhos de grande porte: Araguari registrou 6,6; Patrocínio, 6,4; Patos de Minas, 6,3; Ituiutaba e Frutal, 6,1; Uberlândia, 5,9; e Uberaba, 5,8.

Escolas municipais se destacam com notas acima da média nacional

O desempenho individual das unidades da rede municipal confirma o avanço do ensino em Araxá. Das 17 escolas avaliadas no Ideb 2025, 16 obtiveram nota igual ou superior a 6,0, sendo que três superaram a marca de 7,0.

As melhores pontuações do município foram registradas pelas escolas municipais Alice Moura e Delfim Moreira, ambas com nota 7,7, seguidas de perto pela Escola Municipal Padre João Botelho, que alcançou 7,5.

Confira a pontuação das demais unidades da Rede Municipal de Araxá:

  • Dona Gabriela: 6,9
  • Pio XII: 6,9
  • Aziz J. Chaer: 6,8
  • Doutor Eduardo Montandon: 6,7
  • Professora Auxiliadora Paiva: 6,7
  • Agar de Affonseca e Silva: 6,5
  • Francisco Primo de Melo: 6,5
  • Lia Salgado: 6,4
  • Professora Romália Porfírio de Azevedo Leite: 6,3
  • Benedito de Paula Filho: 6,3
  • Aplicação Lélia Guimarães: 6,2
  • Professor Nelson Gomes: 6,1
  • Manoela Lemos: 6,1
  • Professora Leonilda Montandon: 5,4

 

Resultado deve garantir R$ 10 milhões via repasses do Fundeb em 2027

Além do ganho pedagógico, o índice expressivo projeta impactos financeiros diretos para o município. O desempenho atende aos critérios do Valor Anual por Aluno Resultado (VAAR), modalidade de complementação do Fundeb destinada às redes que comprovam avanço na gestão educacional, melhoria no aprendizado e redução das desigualdades.

A estimativa da Prefeitura é que Araxá assegure mais de R$ 10 milhões em recursos adicionais em 2027 para reinvestimento na rede.

A secretária municipal de Educação, Zulma Moreira, atribui a conquista ao planejamento pedagógico contínuo, capacitação de professores e melhorias estruturais.

“Esse resultado mostra uma evolução contínua da nossa Rede Municipal de Ensino e é fruto de um trabalho construído diariamente dentro das escolas. Temos o compromisso de continuar avançando, valorizando nossos profissionais, acompanhando a aprendizagem dos alunos e investindo para oferecer uma educação pública cada vez melhor. Além do excelente desempenho no Ideb, a expectativa de novos recursos do VAAR permitirá fortalecer ainda mais esse trabalho”, comemorou a secretária.

 

CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO CANAL DO CLARIM NO WHATSAPP

 

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade