Taxa de Licenciamento 2026 vence nesta terça-feira, 31, em Minas Gerais

Foto: Gil Leonardi/Imprensa MG

publicidade

O prazo para o pagamento da Taxa de Renovação do Licenciamento Anual de Veículo (TRLAV) de 2026 expira nesta terça-feira, 31 de março. Em Minas Gerais, o valor da contribuição é unificado em R$ 35,62 para todos os tipos de veículos automotores.

A Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) reforça um alerta importante: mesmo os veículos com mais de 20 anos de fabricação, que possuem isenção do IPVA, são obrigados a quitar a Taxa de Licenciamento. A expectativa de arrecadação do Governo de Minas para este ano é de R$ 413 milhões.

Como realizar o pagamento e evitar golpes

Para garantir a segurança da operação, a emissão do guia de arrecadação deve ser feita exclusivamente pelos canais oficiais: o site da Secretaria de Fazenda (fazenda.mg.gov.br) ou o aplicativo MG App.

O contribuinte pode optar pelas seguintes modalidades:

  • Pix (via QR Code): Verifique sempre se o beneficiário é o Estado de Minas Gerais (CNPJ 18.715.615/0001-60).
  • Rede Bancária: Pagamento direto em guichês, terminais ou internet banking do Bradesco, Sicoob, Mercantil, Caixa, Casas Lotéricas, Banco do Brasil, Itaú e Santander, informando o número do Renavam.

Multas e juros por atraso

Os motoristas que perderem o prazo desta terça-feira estarão sujeitos a penalidades financeiras imediatas. A multa é de 0,15% ao dia até o 30º dia de atraso. A partir do 31º dia, a multa sobe para 9%, chegando a 12% após dois meses de inadimplência. Além da multa, incidem juros calculados pela taxa Selic.

Vale lembrar que a quitação da TRLAV é condição obrigatória para a emissão do CRLV 2026. Sem o documento de licenciamento atualizado, o veículo fica irregular perante as autoridades de trânsito, o que pode gerar multas gravíssimas e remoção do automóvel em fiscalizações.

Fonte: Agência Minas

 

CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO CANAL DO CLARIM NO WHATSAPP

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade