Araxá (MG) – O Brasil alcançou o cobiçado Prêmio Super Ouro na ExpoQueijo Brasil – Araxá International Cheese Awards 2025, a principal competição de queijos artesanais das Américas. O grande vencedor desta edição foi o Queijo Pedra do Segredo, produzido pela Queijaria Pedra do Segredo, localizada em Alagoa, no Sul de Minas Gerais.
O exemplar mineiro se destacou na categoria de queijo de leite cru, casca lisa e/ou lavada, com ou sem aquecimento, e maturação superior a 180 dias. Ele obteve a pontuação mais alta entre as mil amostras inscritas por 16 países, garantindo a vitória inédita para o país.
A produtora Tatiane Barros Siqueira, prima do produtor Jaime Porfírio de Barros, representou a queijaria na cerimônia de premiação e descreveu o processo de fabricação. “Ele é um queijo de massa semicozida. A gente tem um processo de maturação natural. O queijo fica exposto na prateleira e a gente vai tombando. Não temos controle de umidade, de temperatura, não temos uma cave. É o nosso clima o grande diferencial. Não há interferência externa nenhuma”, revelou Tatiane.
Com uma massa consistente, pele amarelada e centro cremoso, o Queijo Pedra do Segredo apresenta cristais de tirosina, um indicativo de maturação avançada, formados naturalmente pela decomposição das proteínas em aminoácidos.
Esta foi apenas a segunda participação da queijaria na ExpoQueijo, tornando o feito ainda mais notável ao superar concorrentes da Europa e da América Latina. “É grandioso demais trazer para o Brasil e para Minas, pela primeira vez, esse prêmio. Alagoa é uma cidade pequena, de dois mil habitantes, e que hoje se tornou grandiosa”, destacou Tatiane durante a premiação.
Premiações e destaques da ExpoQueijo 2025
A ExpoQueijo Brasil 2025 distribuiu troféus em 42 categorias, com produtores de quatro países sendo agraciados. O Brasil liderou o ranking com 39 conquistas de “Ouro”, seguido por Itália, Argentina e Peru. Minas Gerais foi o estado com o maior número de premiações, reforçando sua vocação para a produção de queijos artesanais de alta qualidade. O concurso avaliou mil queijos artesanais de 16 países, com cerca de 200 especialistas de sete nacionalidades compondo o corpo de jurados.
A relevância da ExpoQueijo Brasil
Considerado o principal evento do segmento nas Américas, a ExpoQueijo Brasil 2025 – Araxá International Cheese Awards atrai reconhecimento e participação dos principais países produtores, gerando atenção da comunidade internacional, especialistas e imprensa. O evento conta com uma estrutura grandiosa montada no pátio principal e nos luxuosos salões do Grande Hotel e Termas de Araxá, um patrimônio cultural e histórico de Minas Gerais.
Neste ano, a ExpoQueijo acontece entre os dias 26 e 29 de junho, com um impacto positivo em diversas áreas, incluindo turismo, varejo, agropecuária, logística, indústria alimentícia e de suprimentos, além de relações internacionais.
O evento é realizado pela Bonare Eventos, tendo como mantenedor a Epamig – Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), vinculada ao Governo de Minas Gerais. Conta com o patrocínio da Cemig, Governo de Minas, McCain, Sistema Ocemg, Sicoob Crediara e Sebrae. O Rota Araxá é o aplicativo oficial de mobilidade. Recebe apoio da AmiQueijo, Prefeitura de Araxá, AQMARA, Faemg e Senar. Além disso, possui apoio institucional do Ministério da Agricultura e Pecuária, por meio da Superintendência Federal de Agricultura MG e do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento e suas vinculadas Emater-MG, Epamig-ILCT e IMA.