O Festival Rock no Metal, evento consolidado que une música e geociências promovido pelo MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal em parceria com a Fundação Cultural Calmon Barreto e a CBMM., desembarca em Araxá para uma edição especial. O evento acontece neste sábado, dia 4 de julho, a partir das 12h, na Fundação Cultural Calmon Barreto, com entrada gratuita.
A programação celebra a forte conexão entre cultura, ciência e a identidade local da região, trazendo ao palco os shows das bandas Niobium, Peixe Piloto e Vol.4.
Tecnologia, gastronomia e imersão 3D
Além das atrações musicais e de uma área gastronômica com variados food trucks, o festival apresenta o Espaço Mundo Metal. A área interativa será dividida em dois ambientes tecnológicos:
- Exposição Digital: uma tela touch apresentará ao público a exposição interativa “Linha do Tempo do Nióbio”, destacando a relevância global do mineral amplamente ligado à história de Araxá.
- Realidade Virtual: oito estações equipadas com óculos 3D permitirão que os visitantes façam um tour virtual pelo MM Gerdau (com sede em Belo Horizonte) e experimentem uma visita imersiva à Gruta Lapa Bonita, localizada no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu — patrimônio reconhecido pela UNESCO. Os roteiros virtuais são conduzidos por especialistas em espeleologia do próprio museu.
O evento promete movimentar o turismo cultural e científico da cidade, unindo o peso do rock com a riqueza mineral do solo mineiro.

































