Geral

Anvisa interrompe fabricação de produtos de limpeza da Unilever

publicidade

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta quarta-feira (2), a suspensão preventiva da fabricação de produtos de limpeza na unidade da Unilever em Vinhedo, no interior de São Paulo. A medida afeta linhas conhecidas do público, como a produção de sabão líquido e amaciante de roupas.

De acordo com o órgão regulador, a decisão tem como objetivo garantir que os próximos lotes disponibilizados ao mercado não apresentem riscos à saúde pública. A medida foi oficializada por meio da Resolução RE nº 3.443/2026, publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Falhas nas Boas Práticas de Fabricação

A ação é fruto de uma inspeção conjunta realizada entre os dias 24 e 28 de agosto por técnicos da Anvisa, do Centro de Vigilância Sanitária de SP e da Vigilância Sanitária de Vinhedo.

Durante a vistoria na fábrica de saneantes, as equipes identificaram o descumprimento de Boas Práticas de Fabricação (BPF). Entre as irregularidades apontadas estão:

  • Falhas nos controles de qualidade durante e após o processo produtivo;
  • Deficiências no monitoramento da água utilizada na produção;
  • Fragilidade nos protocolos de investigação e correção de falhas internas.

Produtos já no mercado não serão recolhidos

A Anvisa esclareceu que não foram detectados indícios de contaminação microbiológica nos itens já comercializados. Por essa razão, a comercialização, distribuição e uso dos produtos que já estão nas prateleiras dos supermercados seguem liberados, sem necessidade de recolhimento (recall).

O que diz a Unilever

Em nota oficial, a Unilever Brasil informou que a fiscalização apontou “oportunidades de melhoria em processos de documentação e controle”.

A multinacional confirmou que paralisou temporariamente a produção das linhas afetadas para implementar os ajustes exigidos e destacou que as demais áreas da unidade continuam operando normalmente. A empresa reiterou ainda que atua em colaboração contínua com os órgãos de fiscalização sanitária.

 

Fonte: Agência Brasil

 

CONFIRA NOSSO PAINEL DE EMPREGOS

 

CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO CANAL DO CLARIM NO WHATSAPP

 

 

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade