O Governo de Minas realizou, na terça-feira (21/4), a entrega da Medalha da Inconfidência em Ouro Preto, na Região Central do estado. A cerimônia ocorre tradicionalmente no feriado nacional de Tiradentes, em homenagem a Joaquim José da Silva Xavier. Em 2026, a morte do mártir da Inconfidência Mineira completa 234 anos.
Criada em 1952 pelo então governador Juscelino Kubitschek, a honraria reconhece personalidades e instituições que contribuem para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil. Como parte do rito, a capital do estado é simbolicamente transferida para Ouro Preto durante a celebração. Ao todo, foram 170 agraciados, além da entrega do Grande Colar. O padre Sérgio Márcio de Oliveira recebeu a Medalha de Honra.
A solenidade foi conduzida pelo governador Mateus Simões e contou com representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
“Estar em Ouro Preto é uma oportunidade de reforçarmos o valor da liberdade para os mineiros. Não há nenhum valor que se sustente se a liberdade não se sustenta”, destacou Simões.
Diversidade entre os agraciados
A lista de homenageados incluiu autoridades, militares, professores, artistas e lideranças sociais. O poeta Fabrício Carpinejar, representando os agraciados, citou referências mineiras como Adélia Prado, Pelé e Guimarães Rosa.
Houve também menções póstumas ao músico Lô Borges e ao influenciador Henrique Maderite, falecidos no último ano. A cerimônia contou com a presença do ex-governador Romeu Zema, do presidente da ALMG, deputado Tadeu Leite, e do prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo.
Tarcísio de Freitas recebe o Grande Colar
O Grande Colar, grau máximo da honraria destinado a chefes de Estado e de Poderes, foi concedido ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Engenheiro civil e ex-ministro da Infraestrutura, Tarcísio foi o orador da cerimônia.
“Ao receber essa comenda, recebo um chamado para não esquecer que a liberdade é uma conquista diária e que a Inconfidência foi um projeto de país”, afirmou o governador paulista. Em anos anteriores, a honraria foi entregue a nomes como Hugo Motta (2025), Fernando Henrique Cardoso (2024) e Michel Temer (2023).
Rito tradicional e história
A solenidade é dividida em dois momentos:
- Cerimônia militar: realizada na Praça Tiradentes com os Dragões da Inconfidência, hasteamento da bandeira e salva de 21 tiros.
- Entrega das medalhas: ocorre no Centro de Artes e Convenções da Ufop.
O evento reafirma o papel histórico de Ouro Preto, que foi capital de Minas Gerais entre 1823 e 1897, e celebra a construção democrática brasileira.
Agência Minas
✅ CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO CANAL DO CLARIM NO WHATSAPP
































