Brasil

Lula viaja a Washington para reunião estratégica com Donald Trump na Casa Branca

Presidente Lula se reúne com Donald Trump em Washington

publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca nesta quarta-feira (6) para Washington, nos Estados Unidos, onde cumpre agenda oficial com o presidente Donald Trump. O encontro, marcado para esta quinta-feira (7) na Casa Branca, terá como pilares centrais a expansão do comércio bilateral e o fortalecimento do combate ao crime organizado.

A reunião ocorre em um momento chave para a diplomacia entre as duas maiores economias das Américas, com foco na consolidação de acordos de segurança e inteligência firmados recentemente.

Foco no combate ao crime organizado e tráfico

O governo brasileiro pretende apresentar resultados das operações contra facções criminosas. No mês passado, as duas nações selaram um acordo de cooperação mútua para enfrentar o tráfico internacional de armas e drogas.

A parceria estabelece:

  • Compartilhamento de dados: troca de informações em tempo real sobre apreensões em aduanas.
  • Investigação célere: rastreamento conjunto de rotas e padrões de vínculos entre remetentes e destinatários ilícitos.
  • Inteligência Policial: presença do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, na comitiva oficial.

Pauta econômica: minerais críticos e reciprocidade tarifária

Além da segurança, o diálogo deve abranger a exploração de terras raras e minerais críticos, setores onde o Brasil possui grande potencial estratégico.

No campo comercial, o ministro da Fazenda (em exercício), Dario Durigan, destacou a busca pela normalização das relações. Contudo, enviou um sinal claro sobre a política externa brasileira: o governo aplicará medidas de reciprocidade caso os EUA imponham tarifas ao Brasil por motivações exclusivamente políticas.

Comitiva e logística

Lula viaja acompanhado por um primeiro escalão de ministros, incluindo Mauro Vieira (Relações Exteriores), Wellington César (Justiça), Alexandre Silveira (Minas e Energia) e representantes da Indústria e Comércio. A previsão é que o presidente retorne ao Brasil logo após o término da reunião de trabalho.

Fonte: Agência Brasil

 

CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO CANAL DO CLARIM NO WHATSAPP

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade